O presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá ao Rio Grande do Norte no início de setembro para inaugurar a Termoaçu e anunciar oficialmente a implantação da refinaria de petróleo em Guamaré. A confirmação da vinda do presidente ocorreu durante audiência que a governadora Wilma de Faria teve no início da tarde de ontem com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. Acompanharam a governadora o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli e o deputado federal Henrique Alves.
Na visita oficial, o presidente também anunciará a construção de 6.000 casas populares na região da Grande Natal e a prioridade do aeroporto de São Gonçalo do Amarante para o governo federal.
A nova refinaria custará cerca de R$ 340 milhões somente na primeira fase e deverá gerar 700 empregos diretos e até 5.000 empregos indiretos nas indústrias satélites, bases, terminal e transporte. A unidade de produção de gasolina automotiva deve ficar pronta em 2010 e se somará às plantas industriais já existentes em Guamaré, onde já são produzidos óleo diesel, querosene de aviação, gás natural, GLP e biodiesel. Com o investimento, o Pólo Industrial da cidade se transformará numa refinaria com capacidade de processar até 80 mil barris de petróleo por dia, maior que - pelo menos - quatro refinarias já existentes no País.
Fonte: Jornal O Mossoroense